18 de enero de 2012

2

A música que toca na sua loja pode interferir diretamente nas vendas


Outro dia estava em um restaurante e notei que algo estava me irritando no ambiente (e contribuindo para que eu ficasse agitada, impaciente e comesse rápido demais): a música. Na contramão desse acontecimento, em outro momento,  em uma loja de roupas femininas, me surpreendi com uma cliente elogiando a música ambiente e perguntando à vendedora se, por acaso, a loja teria outras indicações de trilhas sonoras.
A música ambiente de um estabelecimento comercial é um fator que deve ser levado em consideração e merece uma atenção especial do empresário, pois contribui diretamente para o tempo de permanência do cliente no local, bem como para o seu estado de espírito, o que pode levá-lo a consumir mais, ou menos.
Algumas marcas, como a americana Abercrombie & Fitch, loja de menswear, por exemplo, utilizam a música em suas lojas como principal estratégia de venda. A trilha sonora cuidadosamente escolhida cria um clima de “balada”, o que anima os clientes e os leva a consumir mais e com mais disposição. O mesmo conceito é usado na Gola, loja de roupas masculinas localizada no Shopping Morumbi, em São Paulo.
Entretanto, é preciso ter cuidado no momento de implementar uma estratégia como a usada pela Abercrombie&Fitch e pela Gola. A mesma música pode não ter o mesmo efeito, benéfico, em uma loja de roupas esportivas, em um restaurante japonês ou em uma loja de carpetes, por exemplo. De acordo com Alessandro de Paula, proprietário da AMP Music, consultoria especializada em desenvolver trilhas sonoras específicas para cada marca, serviço chamado de sound branding, “a música ambiente de uma loja, além de fortalecer a identidade da marca, cria um vínculo e uma identificação com o cliente, e por isso é preciso estudar cuidadosamente qual será essa trilha e se ela tem a cara do consumidor da marca”.

2 comentarios:

  1. Oi querida, há quanto tempo não vinha aqui, me desculpe. Correria no trabalho, depois saí de férias, e aí, já sabe, fico menos tempo no micro e mais tempo aproveitando sol, mar, descanso...
    Saudades.
    Concordo com você. Há locais que até podem ser bons, mas a música que toca repele a gente. Não gosto quando entro em uma loja que ao invés de tornar o ambiente mais agradável com música, parece querer expulsar o cliente.
    Eu que sou uma pessoa bem maleável e, com relação à música, tenho gosto muito eclético, ainda assim me irrito profundamente algumas vezes por conta disso.
    E já deixei de ficar em loja, mesmo encontrando ali algumas coisas que eu gostei e a preço bom, porque não consegui me manter lá dentro, fui ficando irritada, me sentindo desrespeitada e saí.
    E você, amiguinha como está? Dê notícias suas!
    Beijos, tudo de bom!
    Beth
    http://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderBorrar
  2. Tenho andado um pouco mais ausente da blogosfera light do que gostaria, mas não largo de vez o meu bloguinho nem os meus companheiros de estrada, mesmo os que já não me dão mais o prazer da visita. Pudera, eu também tenho sido bem demorada a ir nos seus cantinhos.
    Vim hoje em especial desejar uma Feliz Páscoa, seja mais uma vez esta data um marco de renovação da sua esperança, da sua fé, da sua confiança em si mesma. O seu renascimento para uma vida cada vez mais feliz, mais equilibrada, mais saudável, como merece. Beijos.
    Beth
    HTTP://aconquistablog.wordpress.com

    ResponderBorrar