13 de marzo de 2010

2

Calendário da mulher - fertilidade, ovulação, concepção de menina ou menino...

Tô louca para ser mãe :-)
Com meu amor longe fica dificil, mas "sou brasileira, não desisto nunca" jajaja

Encontrei um calendário da mulher que é muito muito bom.


Ai você vai colocar a data da sua última menstruação e ele disponibiliza um calendário completo com período fértil, ovulação, os melhores dias para ter menino, para ter menina. Eu adorei.
Decidi colocar aqui porque achei bem útil.

Beijos e bom final de semana.
Agora vou limpar a casa e "ouvir" a F1 na tv.

Fique na Paz de Deus!!

12 de marzo de 2010

0

Ser mãe...

 

 A maternidade irá mudar a sua vida. Para melhor e para sempre. Esteja preparada, física e psicologicamente

Às vezes, sucede de um dia para o outro. Subitamente, percebe que começou a sentir um carinho especial por bebês.
Derrete-se por completo com as brincadeiras e os sorrisos dos filhos dos seus amigos. Ainda por cima, parece haver grávidas por todo o lado...
Pois é. Talvez o seu relógio biológico tenha disparado e seja, agora, a sua vez de se preparar para ser mãe. Saiba quais os cuidados que deve ter antes de engravidar e o que a espera nessa nova fase da sua vida.
Desejar um bebê e planear a gravidez é a combinação perfeita para criar todas as condições para que o futuro lhe sorria, através dos olhos de um bebê feliz.
Calculamos que mal possa esperar por esse dia, mas aconselhas ter calma, pois há muitas coisas que pode e deve fazer antes de engravidar para que tudo corra bem. Preparar-se para ser mãe é meio caminho andado para aumentar a possibilidade de ter uma gravidez sem problemas e para proporcionar ao bebê um óptimo início de vida.
A primeira coisa a fazer, depois de tomada a decisão, é procurar a ajuda do seu médico que saberá aconselhá-la e orientá-la. É fundamental que se sinta à vontade com o profissional de saúde que a acompanha e que este tenha paciência para responder às dúvidas que possam surgir durante a gravidez.
Se o seu médico lhe transmitir calma e boa disposição, melhor ainda. A gravidez é um processo natural e motivo de grande alegria.

Check-up inicial
De acordo com Francisco de Brito Palma, ginecologista e obstetra, «deve fazer-se um exame ginecológico prévio para ver se está tudo bem». Igualmente importantes são as análises ao sangue e à urina que devem ser feitas, se possível, antes da gravidez, para verificar o estado de saúde da futura mãe.
O médico recomendará exames de doenças como a sífilis, HIV e hepatite, que constituem enormes riscos para o bebê.
Deverá ainda assegurar-se que tem imunidade contra algumas infecções que poderão prejudicar o feto, se surgirem durante a gravidez, nomeadamente toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus.
Se o resultado das análises revelar que tem anticorpos específicos, ou seja, defesas contra estas doenças, não será necessário voltar a controlá-las durante a gravidez.
No entanto, se se verificar que não é imune a alguma delas, há cuidados a seguir e terá toda a vantagem em cumprir à risca os conselhos do seu médico.

Conselhos vitais
No caso da rubéola, por exemplo, se descobrir que não é imune e ainda não estiver grávida, o seu médico irá aconselhá-la a vacinar-se. Contudo, se tomar a vacina contra a rubéola, não poderá mesmo engravidar durante cerca de quatro meses. Relativamente à toxoplasmose, não há uma vacina para a evitar.
Todavia, pode proteger-se seguindo algumas medidas preventivas fáceis, ao longo de toda a gravidez. Não coma carne mal passada nem legumes e frutos que não sejam cuidadosamente lavados e desinfetados ou descascados.
Deve também ter cuidado ao contatar com gatos, uma vez que as fezes e a urina deste felino são a fonte desta infecção.

Deixar a pílula
Se usa métodos anticoncepcionais hormonais e deseja engravidar, não interrompa a sua toma sem aconselhar-se com o seu médico. Este poderá recomendar-lhe que faça uma pausa um a dois meses antes de começar a tentar engravidar.
Francisco de Brito Palma aconselha: «Se tiver tomado a pílula, deverá fazer uma pausa para acertar o ciclo e repor o equilíbrio hormonal. Durante essa pausa, deve tomar um suplemento de ácido fólico».
Também denominado como vitamina B 9, o ácido fólico contribui para reduzir a incidência de malformações congénitas do sistema nervoso do feto e quem pensa em engravidar deve começar a tomar um suplemento desta vitamina cerca de três meses antes da gravidez e durante todo o período de gestação.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e a quantidade que ingere, mesmo ao alimentar-se de forma equilibrada, é insuficiente para que se cumpra a importante missão que esta vitamina irá desempenhar na sua saúde e na do seu bebê.

Adote bons hábitos
O estado de saúde da mãe durante a gravidez tem influência direta na forma como o feto se desenvolve no útero. Francisco de Brito Palma refere a importância de se «ter um peso correto no início da gravidez».
Se tiver peso a mais ou a menos, deve fazer um esforço para atingir o peso ideal. Tente iniciar a gravidez em boa forma física e psicológica. Adote um estilo de vida saudável e pratique uma alimentação equilibrada, rica e variada.
Lembre-se que é através da mãe que o feto recebe todos os nutrientes de que necessita. Paralelamente, tenha o cuidado de pôr de parte tudo o que possa prejudicá-lo. Acabe com o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, que afetam o feto.
O consumo de drogas, claro, é absolutamente contra-indicado e mesmo os medicamentos devem ser reduzidos ao mínimo indispensável. A toma de aspirina é proibida. Se precisar, recorra ao paracetamol. E não decida sozinha. Deverá aconselhar-se com o seu médico relativamente a medicamentos, mesmo os de venda livre.

Faça exercício
A prática regular de exercício físico é aconselhada antes e durante a gravidez. Além de contribuir para a melhoria da sua capacidade cardiovascular, de fortalecer os músculos e de promover uma sensação de bem-estar, ajuda a melhorar a sua condição física geral durante a gravidez e a prepará- la para o parto.
Se não tem o hábito de praticar desporto, não deve iniciar uma modalidade apenas porque descobre que está grávida e sente que deve fazer algum exercício. Caminhar e evitar hábitos sedentários é bastante positivo para começar.
Se é praticante habitual de desporto, continue, embora deva ajustar a intensidade e o tipo de exercícios ao seu estado.

Procure viver calmamente
É isso mesmo. Viva com calma, um dia de cada vez e não desespere se tentar, sem conseguir imediatamente, engravidar. Muitas vezes, não acontece à primeira. Por vezes, nem à segunda nem à terceira.
Tente não reagir negativamente ao aparecimento da menstruação. Francisco de Brito Palma afirma que «ficar ansiosa pela gravidez pode dificultar o processo». Ter pensamentos positivos é muito importante. Aplique-se sobretudo entre os 14º e 15º dias do seu ciclo menstrual e deixe a Natureza fazer o resto do trabalho. Boa sorte!

Seis ideias para viver a gravidez em pleno
1. Se descobriu agora que está grávida e não teve tempo para fazer toda a preparação que lhe descrevemos, não se assuste. O seu bebê é mais resistente do que pensa e está muito bem protegido. Comece agora a ter cuidado com comportamentos ou hábitos que possam não ser benéficos para o feto.
2. O corpo humano é fantástico. Divirta-se a admirar a forma como o seu corpo evolui e se transforma durante a gravidez para hospedar o bebê e responder a todas as suas necessidades, mesmo depois do nascimento.
3. É possível e até natural que, durante a gravidez, além do peso que irá ganhar diretamente por causa do bebê, adquira uns quilinhos a mais. Não desespere.
4. Alimente-se de forma equilibrada. E, sobretudo, não faça dieta durante a gravidez nem enquanto estiver a amamentar. Preocupe-se com isso depois. A seu tempo, tudo irá ao lugar. Vai ver que recupera a sua boa forma inicial.
5. Tente não ler tudo o que há para ler sobre este assunto. Informação a mais pode não a tranquilizar. Aposte em um ou dois livros de referência e ouça histórias positivas de pessoas que a rodeiam e que passaram, com sucesso, pela mesma situação. Evite conversas sobre gravidezes ou partos difíceis.
6. O ginecologista e obstetra Francisco de Brito Palma aconselha: «Pense positivo e prepare-se para um parto feliz».

Conselhos práticos
Idealmente deverá fazer um check-up dentário antes de engravidar.
Caso vá ao dentista durante a gravidez, avise-o do seu estado.

Gravidez saudável
Introduza na sua dieta diária frutas frescas e produtos hortículas para que haja um aporte correto de vitaminas e sais minerais.
Coma regularmente carne, peixe e ovos, para que não lhe faltem proteínas.
Não se esqueça de que o cálcio é muito importante e que deve consumir leite e derivados, sob a forma de queijo, iogurtes. Pode também optar por leite de soja enriquecido com cálcio.
É ainda fundamental beber muita água, para se manter adequadamente hidratada.
Evite rambém refrigerantes, ricos açúcares de que não necessita. Reduza o consumo de sal, de gorduras e doces. A saúde do seu bebê agradece e a sua também.

Texto: Paula Alberty com Francisco de Brito Palma (ginecologista e obstetra)
Fonte: http://familia.sapo.pt/